Dra Fernanda Nassar

Precisa de uma ajudinha para emagrecer? A plataforma vibratória pode ser a solução!

Nosso objetivo aqui é oferecer inúmeras opções, todas seguras e eficientes, para deixar você ainda mais linda, saudável e com a autoestima lá em cima. Por isso, nesse post, trouxemos mais um assunto que tem levantado dúvidas e, então, vamos esclarecer de uma vez por todas.

Afinal, a plataforma vibratória traz benefícios e ajuda no emagrecimento?
Vale dizer que os efeitos da vibração no corpo humano foram estudados por pesquisadores nas últimas décadas como uma alternativa completamente segura e bastante eficaz para o ganho de flexibilidade e o aumento da força, da densidade óssea, da circulação, do metabolismo e até da produção de alguns hormônios que ativam enzimas lipolíticas.

Oba, então o assunto é sério!

Como surgiu o conceito das plataformas vibratórias?

A utilização da vibração como ferramenta terapêutica já acontecia na Grécia Antiga para acelerar a recuperação de lesões. Eles utilizavam uma faixa de tecido envolvendo o membro lesionado numa ponta e uma lâmina metálica flexível na outra extremidade, que provocava a vibração em uma direção única.
Somente no final do século XIX, o médico John Harvey Kellogg`s utilizou a vibração mecânica, dessa vez em múltiplas direções, para tratar alguns pacientes que sofriam de doenças como nevralgias e atrofia muscular.

Mais tarde, o cientista alemão Biermann percebeu o potencial da vibração estudando a Estimulação Neuromuscular Rítmica por meio de vibrações ciclóides. Mas foi o cientista russo, Vladimir Nazarov, o primeiro a usar a vibração com o objetivo de melhorar a performance atlética, na década de 1960, o que ele chamou de Estimulação Biomecânica.

Há cerca de 45 anos, a antiga União Soviética utilizou o conceito de plataforma vibratória para combater a perda óssea de astronautas durante a permanência no espaço, pois o sistema musculoesquelético enfraquece com a ausência de gravidade, assim como o sistema ósseo, pela falta de impacto.

A força da gravidade é a principal fonte de estímulos mecânicos, que são os responsáveis pelo desenvolvimento das estruturas musculares e ósseas do nosso organismo. Por isso, o treinamento vibratório foi criado para reverter as modificações das fibras provocadas pela falta de força gravitacional no organismo.

Em 2005, no Brasil, a plataforma foi introduzida em clínicas de estética e fisioterapia, academias, clubes e estúdios de pilates, como uma alternativa de exercício físico associado com a prática de outras atividades físicas.

E como funciona o Treinamento Vibratório na Gordura?

No caso das gorduras, a plataforma funciona da seguinte maneira: as intensas vibrações provocam contrações dos músculos e um recrutamento maior de fibras musculares. Isso, por si só, já gera um aumento da queima calórica.
Estes estímulos provocam a liberação natural do hormônio do crescimento (GH) e da testosterona, estimuladores importantes do aumento de massa muscular e da eliminação do excesso de gordura.

Alguns estudos apontam efeitos hormonais como resultados de um único treino com plataforma, com liberação de até 361% do hormônio de crescimento, 7% de testosterona, o que auxilia o aumento de massa muscular, e uma absorção de até 32% de cortisol.

Outro estudo sobre o efeito de 25 minutos de estimulação de vibração (30 Hz), no sistema endócrino de 10 homens saudáveis mostrou uma ligeira redução na glicose plasmática e concentrações plasmáticas aumentadas de norepinefrina, um neurotransmissor que atua como um potencializador de metabolismo, fundamental para o tratamento de gordura localizada, reduzindo-a consideravelmente. Ou seja, o treinamento vibratório ajuda a aumentar a utilização de glicose pelos músculos ativos.

Ondas de choque

As vibrações enviam pequenas ondas de choque pelo corpo, fazendo com que os músculos contraiam e relaxem várias vezes.

Um estudo de 2009 relatou que estas plataformas ajudaram, inclusive, pessoas obesas a perder gordura corporal. Os pesquisadores apontam que os benefícios da plataforma são reais e que podem ser usados como exercícios de aquecimento para tornarem as células mais fortes, ajudarem a perder um pouco de peso e prepararem melhor para começar a exercer.

Mas, nunca deixe de lado os exercícios físicos

É importante ressaltar que a plataforma vibratória deve ser usada como complemento à atividade física, já que ela não traz os benefícios cardiovasculares importantes que o exercício real traz.

Procure uma clínica séria

Para conhecer melhor os efeitos da plataforma vibratória, procure uma clínica especializada e bem-conceituada. A Clínica de Estética Senses oferece infraestrutura moderna e de qualidade, com profissionais capacitados para tratamentos estéticos, como por exemplo: criolipólisecriofrequência, entre outros.

Fale com a nossa equipe através do telefone (13) 3301-5143, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas sobre essa incrível tecnologia!

_____

A Clínica Senses está localizada em Santos/SP, com uma infraestrutura moderna e de qualidade, atuando como clínica estética e consultório médico.Realiza procedimentos estéticos como: criolipólise, ozonioterapia, criofrequência, tratamento para gordura localizada, entre outros. Já seu consultório médico é especializado em tratamentos ginecológicos e obstetrícia.

  • Compartilhar:
WhatsApp