Dra Fernanda Nassar

Por que as mulheres tem maior dificuldade para emagrecer?

Uma coisa é fato: as mulheres têm sim mais dificuldades para emagrecer do que os homens e isso acontece, principalmente, por questões fisiológicas, genéticas e hormonais.

Elas têm, por exemplo, mais massa gordurosa do que massa magra (músculos), tornando o seu metabolismo basal mais lento, já que os músculos consomem mais energia para o metabolismo.

Mas há outros motivos, claro. Conheça, nesse post, as cinco principais razões pelas quais as mulheres têm mais dificuldades para perder peso.

Cinco motivos para a dificuldade feminina de emagrecer

Primeiramente, precisamos dizer que, durante os exercícios, a mulher gasta menos calorias que o homem. Enquanto eles podem perder até 800 calorias em uma hora de atividade aeróbica intensa, elas perdem, em média, 600 calorias, considerando pessoas com a mesma altura, peso e idade.

Conforme dissemos acima, as mulheres têm mais gordura do que massa muscular, e ela se localiza nos quadris, culote e nádegas.

No caso dos homens, a gordura normalmente fica retida na região abdominal, porém, eles têm a seu favor a testosterona, que ajuda a aumentar a massa muscular e acelera o metabolismo.

Mas por que elas não conseguem perder peso?

01 – Comer alimentos errados
O alto consumo de alimentos industrializados, além de não oferecer os devidos nutrientes ao corpo, faz com que se sinta mais fome. Ou seja, você acaba comendo mais, sem nutrir o organismo como deveria.
Elimine ao máximo produtos em caixas, latas e embalagens e comece a verificar os rótulos dos alimentos. Eles oferecem em abundância conservantes, aditivos, excesso de carboidratos, açúcar refinado, farinha processada e corante. Opte por alimentos saudáveis, naturais, como maçãs, laranjas, cenouras, brócolis, couve, proteínas, entre outros, que vão auxiliar na perda de peso e na saúde.

02 – Fazer os exercícios errados
Estudos apontam que o Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), ajuda a queimar muito mais calorias do que manter o mesmo ritmo durante toda a atividade. Repense o seu treino para garantir que você consiga perder peso de verdade.
Comece a fazer sequências de alta intensidade correndo, e diminua o ritmo os exercícios sem parar. Isso fará com que seu corpo queime gordura pelas próximas 48 horas para reabastecer as reservas de energia vital (glicogênio). Mas é fundamental ter o acompanhamento de profissionais (médicos e educadores físicos).

03 – Problemas da tireoide
A tireoide pode ser uma grande inimiga na briga pela perda de peso. Os hormônios químicos precisam estar bem equilibrados para o organismo funcionar adequadamente e alguns dos produtos químicos mais importantes quando se trata de peso e metabolismo são os hormônios da tireoide, o T3 e T4.

A deficiência ou o excesso de iodo, por exemplo, na dieta, ou outros problemas de saúde, afetam a tireoide e pode produzir os hormônios T3 e T4 em falta ou em excesso.

O T4 em excesso, ou seja, o hipertireoidismo causa sintomas como:

– Nervosismo;
– Insônia;
– Perda de peso;
– Excesso de transpiração;
– Fraqueza muscular;
– Desequilíbrio intestinal;
– Cabelo fino e quebradiço.

O T4 em falta, ou seja, o hipotireoidismo causa sintomas como:

– Fadiga;
– Cabelos e pele secos;
– Ganho de peso;
– Constipação;
– Fraqueza e desconforto muscular.

Investigue as causas do seu problema de tireoide e siga as orientações do seu médico.

04 – Desequilíbrios hormonais
Outro poderoso inimigo do emagrecimento é o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Em excesso, ele aumenta o apetite, a vontade de comer carboidratos e ainda retém a gordura no organismo.
Para diminuir a quantidade de cortisol no corpo, mude o ritmo de vida, reduza o estresse. Faça testes para determinar o nível de cortisol no sangue.

05 – Pílulas anticoncepcionais ou outros hormônios sintéticos
A pílula anticoncepcional pode ajudar na retenção de líquidos e também fazer com que as células de gordura ou células adiposas aumentem consideravelmente.

O responsável por isso é a ação do estrogênio contido na pílula sobre o organismo. Caso você esteja ganhando peso em função do anticoncepcional, discuta com o seu médico sobre outras formas de prevenção de natalidade, não esquecendo do uso frequente de preservativo. Os implantes hormonais, como o chip da beleza, por exemplo, é uma ótima solução!

As pílulas também podem causar ansiedade, dores de cabeça, náuseas e problemas para engravidar após a descontinuação. Elas ainda aumentam o risco de câncer e derrame.

Conheça o seu corpo e acompanhe os seus hábitos

É fundamental que você observe a sua rotina e conheça perfeitamente o seu corpo. Dessa forma, fica mais fácil entender o motivo pelo qual não está conseguindo perder peso.

Mude os hábitos alimentares, pratique atividades físicas e reduza o ritmo. Mas se ainda assim você precisar de orientação e desejar conhecer os diversos tratamentos disponíveis no mercado para emagrecimento e estética, conheça os serviços da Clínica de Estética Senses.

Oferecemos infraestrutura moderna e de qualidade, com profissionais capacitados para tratamentos estéticos, tais como: criolipólisecriofrêquenciaozonioterapia, entre outros. Entre em contato através do telefone telefone (13) 3301-5143, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site, para agendar sua avaliação e emagrecer de maneira saudável!

_____

A Clínica Senses está localizada em Santos/SP, com uma infraestrutura moderna e de qualidade, atuando como clínica estética e consultório médico.Realiza procedimentos estéticos como: criolipólise, ozonioterapia, criofrequência, tratamento para gordura localizada, entre outros. Já seu consultório médico é especializado em tratamentos ginecológicos e obstetrícia.

  • Compartilhar:
WhatsApp